Com pouco mais de quatro milhões de habitantes, a Croácia é um país europeu com diversas opções de passeios e pontos turísticos que encantam viajantes de todas as partes do mundo.
Chegando à capital Zagreb, reserve pelo menos um dia para conhecer os locais históricos da cidade e restaurantes com a típica culinária croata. Zagreb é uma cidade populosa e com diversas opções de hospedagem, assim como bares, clubes de dança, museus e parques. Uma boa dica é procurar um mapa turístico que normalmente destaca as atrações mais procuradas da capital. Também vale a pena procurar por passeios com guias especializados que falam sobre a história da cidade, o desenvolvimento da cultura croata e a arquitetura das construções.
Saindo um pouco da cidade, a Croácia também conta com uma natureza exuberante. Um bom exemplo é o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice e seus lagos de água com tonalidade turquesa. Lá, é possível realizar passeios de barco, caminhadas pela mata e ainda relaxar aos pés de lindas cascatas. É o parque nacional mais antigo de toda a Croácia e está localizado na região de Karlovac County. São quase 300 mil quilômetros quadrados de uma natureza impressionante e que proporciona um ótimo dia de passeio.
O que fazer na Croácia: Muralhas de Dubrovnik
Conhecida como a Pérola do Atlântico, Dubrovnik é uma cidade medieval que recebe centenas de turistas. Pessoas de todo o mundo procuram pelas ruas históricas, casas e prédios com arquitetura antiga, além das grandes muralhas que protegiam a cidade de invasores. A cidade foi muito bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, porém seu processo de reconstrução está completo.
Também vale a pena conhecer as belas praias e as ilhas do local. Dubrovnik está localizada na região sudeste do país, chamada de Dalmácia, onde várias cenas da série “Game of Thrones” foram gravadas. Além disso, é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
O que fazer na Croácia: ilha de Hvar
Na região de Split, existe uma das mais belas ilhas europeias e um dos pontos mais visitados de toda a Croácia. Para chegar até lá, a dica é pegar um ferry boat partindo da cidade de Jandrolinja. Chegando ao destino, curta o pôr do sol nos bares e restaurantes da região, e reserve pelo menos um ou dois dias para conhecer todas as atrações da ilha considerada a mais ensolarada de toda a Croácia. Para curtir em grande estio, vale a pena conhecer e desfrutar das praias de Hula Hula e Pokonji Dol. Para quem deseja conhecer um bom restaurante, a dica é procurar pela Praça de São Estéfano.
O que fazer na Croácia: passeio de bike e barco na Dalmácia
Ainda na região de Split, outra dica de passeio é explorar os lugares pedalando. Em nosso roteiro Bike na Croácia – Ilhas da Dalmácia Premium – Split a Split*, você terá a oportunidade de descobrir o melhor de Split, Hvar, Vis, Mljet, Korcula e Milna e experimentar a fascinante interação do mar e terra, cultura e natureza. Os pontos altos são os centros da cidades de Split e Hvar, ambos listados como Patrimônio Mundial da UNESCO, as praias de águas cristalinas, vinhas, bosques de pinheiro, aldeias antigas, vilas históricas e o Mljet National Park, um exuberante parque de natureza mediterrânea.
A viagem começa com uma visita guiada ao centro da cidade de Split, um oásis urbano repleto de imagens, sons e cheiros. No dia seguinte, o pedal acontece por uma linda estradinha bucólica entre florestas. Seguindo viagem, chegaremos à ilha de Hvar, conhecida como a nova “St. Tropez” europeia, pelas marinas, hotéis, bares e restaurantes. Ao descermos para a cidade de Hvar, passando por famosas e bonitas estradas ao longo dos campos de lavanda, desfrute de vistas deslumbrantes sobre as ilhas vizinhas. O quarto dia é dedicado a um passeio ao redor da ilha de Vis, uma das preferidas entre os viajantes. Durante o café da manhã do dia seguinte, cruzaremos navegando até a ilha verde de Mljet – conhecida como a ilha do mel. O passeio de bicicleta será pelo Parque Nacional de Mljet. No sexto dia de viagem, atravessaremos a charmosa Ilha de Korčula, conhecida por seus jardins isolados de ciprestes. Para terminar o passeio, antes de regressarmos a Split, um pedal por Milna e seus encantos.
*Roteiro guiado, e-bike. Nível de dificuldade: intermediário a desafiador (pode ser alterado para leve a moderado).
O que fazer na Croácia: Krka National Park
Conhecido pelas lindas cachoeiras, o Parque Nacional de Krka parece ter saído de um filme. Localizado a 200 quilômetros da capital Zagreb, o parque conta com sete cachoeiras muito bem preservadas e diversas piscinas naturais abertas ao público. É uma ótima opção para passear e se refrescar durante tardes quentes.
O parque conta ainda com uma rica vida vegetal, com mais de 860 espécies registradas e que atraem botânicos e biólogos de todo o mundo. Ainda existem monumentos históricos e religiosos, sítios arqueológicos e aldeias que revelam como era o modo de vida do local.
Croácia e Eslovênia – Grupo Exclusivo Adventure Club
Que tal se juntar a um novo grupo de amigos e conhecer a Croácia e Eslovênia em uma única viagem? Em 2024, teremos uma saída em Grupo Exclusivo para esses países repletos de paisagens naturais, tradições culturais e vestígios históricos. O roteiro inclui atrativos imperdíveis como o Castelo de Liubliana, passeio em barco Pletna com destino à Ilha do Lago Bled, Parque Nacional Triglav, Cachoeira Savica, Caverna Postojna e Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
Para consultar outros roteiros da Adventure Club para a Croácia, clique aqui.