Sítios arqueológicos são locais onde se encontram evidências de atividades humanas, tais como pinturas rupestres, artefatos e construções, que indicam anos de adaptação humana ao ambiente. Conheça os principais do Brasil.
O Parque Nacional da Serra da Capivara é a área de maior concentração de sítios arqueológicos do continente americano, além de conter a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo.
O Parque Nacional do Catimbau abriga 30 sítios arqueológicos, sendo o segundo maior parque arqueológico do Brasil. Contém diversas pinturas rupestres, com diferentes técnicas e estilos de pintura.
Além de pinturas rupestres, o Parque Arqueológico do Solstício abriga um curioso círculo megalítico constituído por 127 rochas dispostas em formato circular, no topo de uma colina. Estima-se que esse círculo tenha entre 500 e 2 mil anos.
O Sítio Arqueológico Pedra Pintada contém diversos itens da pré-história brasileira, como pinturas rupestres, pedaços de cerâmica, ferramentas e outros artefatos. Abriga, ainda, diversas cavernas funerárias.
O Sítio Arqueológico São João Batista guarda ruínas remanescentes da época das missões jesuítas, abrigando restos da estrutura de um cemitério, igreja e colégio, além de estradas e barragens históricas.
Quase todos os trabalhos realizados no Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade são direcionados para estudo de pinturas rupestres dos povos que viviam nesta região.
Bônus! Agora que você conheceu os sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, vamos conhecer alguns dos principais sítios arqueológicos no mundo?
A Adventure Club tem diversas programações incríveis pelo Brasil e pelo mundo. Fale com a nossa equipe e descubra o melhor roteiro para você!